sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Para o Dia das Crianças, uma convidada

O blog tem uma participação especial hoje: Renata Rossi, jornalista e contadora de histórias, que escreve no blog Quantos contos vale um conto. Aqui ela fala de dois livros infantis que estão entre seus favoritos:

Sobre sentimentos, pelos olhos das crianças

Um dia passeando por uma livraria enorme, perdida entre os livros da seção infanto-juvenil – a minha preferida, vale lembrar – me chamou a atenção um livro de capa amarela, quadrado. Desviei de algumas crianças sentadas no chão e me estiquei para pegá-lo, pois estava em uma prateleira mais alta, longe do alcance dos pequenos. A delicada imagem da capa me fez abrir o livro e devorar a narrativa. Foi amor à primeira vista.


Era a história de uma menina que queria saber tudo sobre o mundo. Vivia no mundo das descobertas, até que um dia se deparou com uma cadeira vazia. Estava concretizada naquela imagem uma metáfora sobre a perda. Para se proteger ela achou melhor guardar seu coração.

Em O Coração e a Garrafa,  Oliver Jeffers conseguiu traduzir com toda a delicadeza um tema árido, tanto para adultos quanto para crianças. É daqueles livros para ler e reler, sempre que o mundo te parecer hostil. É a partir da curiosidade das crianças que se encontram as respostas para nossas dúvidas.

Do mesmo autor, há outro livro pelo qual também sou apaixonada.
Achados e Perdidos narra a jornada de um menino que tenta ajudar um pinguim a voltar ao Polo Sul. Nessa aventura pelo mar e pelas geleiras o menino descobre o sentido da amizade.

Imagine abrir a porta de casa e se deparar com um pinguim. O que você faria? Experimente perguntar isso às crianças. Certamente você terá respostas inusitadas!

Sobre o autor

Oliver Jeffers, autor e ilustrador, confessa que, na escola, não era lá muito bom em desenho. Que só conseguiu se desenvolver como artista plástico depois que parou de imitar outros e resolver fazer seus próprios desenhos. Seu primeiro livro, Como pegar uma estrela, nasceu de uma série de desenhos que ele fez para contar uma história.

Fonte: editora Salamandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário