quarta-feira, 21 de maio de 2014

TAG - Conhecendo a blogueira


Fui indicada pela Eva Maia, do blog Falando de Livros, para uma TAG que tem como objetivo falarmos um pouco sobre nós mesmas, das nossas preferências, daquilo que somos. E para isso temos de:

- dizer 11 fatos sobre nós (qualquer coisa);

- responder a 11 perguntas feitas pela pessoa que nos tagueou (no caso eu);

- indicar 11 blogs para responder à TAG e

- elaborar 11 perguntas aos indicados.


11 fatos sobre mim:

1. Sou paulistana e amo minha cidade.

2. Quando eu era criança queria ser escritora.

3. Tornei-me jornalista. Ao invés de escrever ficção, escrevo sobre a vida real. Mas continuo gostando de ler ficção.

4. Sou palmeirense, desde criancinha.

5. Sempre gostei de ler, mas minha vida como leitora foi modificada por três livros, em três fases: Fogo Morto, de José Lins do Rego (aos 15 anos); Palestina, de Jose Sacco (aos 40 anos); e Harry Potter, de J. K. Rowling (aos 45 anos).

6. Amo literatura brasileira, clássica, moderna, contemporânea.

7. Tenho um gosto bem eclético para livros, mas gosto sobretudo de romances e fantasias.

8. Na adolescência li muitos romances regionalistas, mas continuo gostando do gênero e sempre que posso volto a eles.

9. Tenho por desafio literário ler Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Tolstói.

10. Sou apaixonada por quadrinhos e fã do trabalho de Will Eisner, Joe Sacco e dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon.

11. Minha vida não se resume só a literatura. Gosto de viajar, de sair com os amigos, de cinema, teatro, exposições e, claro, música, sobretudo MPB.

Minhas respostas às perguntas solicitadas:

1 - Por que quis ser blogueiro (a)?
Como jornalista eu tinha dificuldade de me colocar no texto, sempre escrevi objetivamente. Quando comecei a fazer a pós em Jornalismo Literário, senti essa necessidade, então foi uma forma de exercitar a escrita, falar de mim e de minha paixão pela literatura.

2 - Qual tipo de livro mais gosta de ler?
Gosto de romances, do gênero romance, que contam uma boa história.

3 - Qual autor(es) favorito(s)?
Brasileiros: Machado de Assis, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Cristovão Tezza, Eliane Brum.

Estrangeiros: Dostoiévski, Jorge Luis Borges, J. M. Coetzee, Neil Gaiman, J. K. Rowling, Mario Vargas Llosa, Mia Couto.

4 - Qual foi o primeiro livro que te marcou como leitor?
Fogo Morto, de José Lins do Rego.

5 - Qual o livro que menos gostou?
As Valkírias, de Paulo Coelho.

6 - Qual seu personagem favorito?
Gosto de vários, mas principalmente do capitão Vitorino Carneiro da Cunha, de Fogo Morto.

7 - Qual frase de algum livro você gosta de citar?
“...se é que há esperança, a esperança está nos proletas”, de 1984, George Orwell.

8 - Qual livro você gostaria de mudar o final?
Acho que todos que li acabam como deveriam acabar. Mas... “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Não propriamente o final, acredito que terminou bem, mas retiraria aquele 19 anos depois ou tentaria modificá-lo.

9 - Qual livro você gostaria que virasse filme?
Nenhum, sempre prefiro mais ler.

10 - Qual escritor de sucesso você não gosta de ler?
Paulo Coelho.

11 - Gosta de emprestar livros?
Sim, sempre. Sem medo de ser feliz.

Blogs tagueados:

Não vou taguear nenhum blog. Deixo em aberto pra quem quiser responder. Aqui vão as perguntas:

1 - Qual foi o primeiro livro que leu?

2 – Que gênero literário você gosta de ler?

3 - Quais seus autores preferidos?

4 - Que livro gostaria de ter escrito?

5 – Se conseguisse se definir, que livro você seria?

6 – Cite um personagem inesquecível.

7 – Em que livro – ou história - você moraria?

8 – Qual livro fez você chorar? E qual fez você rir?

9 – Que livro marcou sua vida?

10 – Qual adaptação literária para o cinema ficou melhor do que o livro?

11 – Além de literatura, quais outras paixões você tem?


Bom, é isso. Espero que tenham apreciado minhas respostas e, com elas, me conhecido um pouco mais.

9 comentários:

  1. Oi Cecília, amei suas respostas, você, como sempre, foi objetiva e clara!! Gostei muito do fato de você citar, ao mesmo tempo, Machado de Assis e J. K. Rowling em sua lista de autores preferidos, isso mostra que você não tem preconceito literário =D Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eva, é procurei falar com o coração. Que bom que gostou. E eu agradeço a oportunidade que você deu de falar um pouco de mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Acho que vou aceitar o desafio assim que tiver um tempo...

    ResponderExcluir
  4. Legal, Renata. Vai ser bom conhecer você um pouco mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Passando para conhecer seu blog e já fico por dentro da blogueira.
    Já me indicaram pra essa tag, mas ainda não tive a oportunidade de respondê-lá.

    Abraços.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cecilia, como vai?
    Tenho uma dica de livro pra você que vai de encontro com sua proposta, falar dos livros como também do ato de ler e de sua leitura.
    Pode me escrever no marcelohmj@gmail.com
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Também fiz essa Tag!
    é bem legal!
    Achei ótimas as suas respostas...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bacana, Luiza. Obrigada por visitar e seguir meu blog.
    Gostei do seu também. Beijos.

    ResponderExcluir