quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Uma biblioteca infantil multilíngue

Em uma época dominada pela internet, com seu amplo campo de acesso e inúmeros sites de busca que permitem vislumbrar o mundo em tão pouco tempo sem que os internautas, sobretudo crianças e adolescentes, saiam do conforto de seus lares, é de se admirar e aplaudir a criação de uma biblioteca – física – voltada para o público infanto-juvenil: a Biblioteca Infantil Multilíngue do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
 


Primeira no gênero da América Latina, ou seja, com livros em diversas línguas para crianças e jovens de até 19 anos, a biblioteca foi inaugurada em agosto deste ano, ao lado da Biblioteca Central do Belas Artes. Trata-se de um espaço planejado para oferecer histórias e linguagem adequadas a cada idade, de forma que a leitura se torne uma atividade prazerosa.
A ideia da criação da biblioteca partiu da jornalista Duda Porto de Souza, uma leitora assídua desde criança. Em 2009 ela começou a angariar doações, como livros, DVDs, revistas, gibis, itens de informática e brinquedos para formar o espaço. A Belas Artes soube da iniciativa e apoiou a proposta, investindo na criação da estrutura para tornar a biblioteca em algo público e acessível.
 
O espaço conta com um acervo de 11 mil exemplares, que vieram em parte da estante de Duda e da colaboração de amigos. Outra parte foi doada por editoras, escritores e interessados em contribuir.  Dessa forma, a biblioteca conta com um acervo infantil público e multimídia, com livros, DVDs, revistas, gibis e informática em diversos idiomas como português, espanhol, japonês, inglês, italiano, francês e alemão.
 
Do acerco destacam-se livros, como o que foi escrito por Barack Obama, Of thee I sing: a letter to my daughters, inspirado em suas filhas; a edição ilustrada do clássico O pequeno príncipe,com aquarelas do autor; um livro escrito em japonês, com introdução à arte de Van Gogh; publicações em braile, como o livro Abraço de urso, entre outros.
A Biblioteca Infantil Multilíngue funciona na Unidade I da instituição, localizada à rua Álvaro Alvim, 90, na Vila Mariana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados das 9h às 16h.
 
O local é aberto ao público em geral e pode ser frequentado também por adultos, estudiosos e profissionais com a finalidade de pesquisa. Vale a pena conhecer e circular por entre prateleiras, pufes e móbiles, descobrir tesouros e se deleitar com as leituras.
Para os interessados em fazer doações, os materiais podem ser levados nos horários de funcionamento da biblioteca. São aceitas obras em bom estado de conservação, em todos os idiomas e somente das áreas de literatura, artes e gibis voltados para o público infanto-juvenil. Em caso de grande quantidade, a biblioteca faz a retirada no local.
 
Mais informações, acesse http://www.bibliotecainfantil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário