segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um sonho de Livraria - a Limítrofe

Todo leitor que se preze já deve ter sonhado, pelo menos uma vez, em encontrar pela frente uma livraria organizada de acordo com suas preferências literárias – ou com obras que te auxiliem em determinados momentos da vida. Mas se na realidade isso ainda não é possível, pelo menos na ficção o leitor pode embarcar nessa aventura. E é exatamente esta a proposta de Livraria Limítrofe – O adeus, de Alfer Medeiros, publicado pelo selo Fantas, da Editora Estronho.
 
O primeiro detalhe que me chamou a atenção – e confesso aqui o meu preconceito – foi à ausência de capa, ou seja, o livro se apresenta na folha de rosto, deixando à mostra a costura e a colagem do miolo. Fiquei desapontada pela fragilidade do exemplar, que poderia facilmente ficar desconjuntado, amarrotado, sujo..., mas ao mesmo tempo fascinada pela inovação da obra que simplesmente amei ter em mãos um livro assim. E, além do mais, gostoso de manusear. (A título de curiosidade, foi lançada também uma edição com capa).
Livraria Limítrofe trata-se de um espaço diferente, que não tem endereço fixo e raramente é encontrada mais de uma vez. Ela surge no momento certo e oferece às pessoas comuns, amantes da leitura, outras nem tanto, o ambiente perfeito para atender suas necessidades. Pode-se dizer que é uma livraria personalizada, em que cada leitor encontrará livros de autores preferidos, acomodados em um ambiente de dimensões grandes ou pequenas, com decoração característica das obras.
Neste primeiro livro – sim, haverá uma continuação prometida para 2013 – ficamos conhecendo a livraria e seu livreiro limítrofe, que irá apresentar o lugar ao seu sucessor, já que irá se aposentar. Aqui a entrevista para ocupar o emprego é um pouco diferente, ao invés do candidato falar de suas características e habilidades, é o livreiro quem irá mostrar o trabalho e suas peculiaridades. É o candidato quem deve ser conquistado, e isso é feito, também, com depoimentos dos leitores que frequentaram a livraria, falando de suas impressões, sustos e descobertas literárias.
Dividido em capítulos para apresentação da livraria e do trabalho, além dos depoimentos dos leitores, a obra traz inúmeras referências literárias, que não são intituladas, apenas sugeridas. Para quem leu determinada obra, a sacada é imediata e muito prazerosa. Já para quem não leu há um grande ponto de interrogação, mas também uma vontade louca de descobrir a que obra se refere. Garanto que para um leitor assíduo, pelo menos boa parte das obras são facilmente reconhecíveis.
Os gostos dos leitores que passaram pela livraria são variados, e aqui não há preconceitos. São obras vão das populares, passando por best sellers até chegar às mais consagradas. Não há preconceito. Tudo é literatura que contribui para a formação do leitor.
Dos depoimentos de leitores apresentados o da mãe que embarca com sua filha em um mundo de fantasia – “Dando à luz” – é um dos mais deliciosos de se ler. É como voltar à infância, em que tudo era permitido e a imaginação corria à solta, facilmente, sem a interferência do mundo adulto.  O capítulo em que a mulher do livreiro dá seu depoimento também merece destaque. Muito tocante. Mostra a importância da literatura na vida de uma pessoa, como construtora da sua trajetória, embora muitas vezes não percebemos isso. Os livros aqui funcionam como um remédio para a alma, um lenitivo para as dores do corpo.
Mas há também depoimentos de pura descontração, como o engraçadíssimo “Visita inusitada”, em que uma mulher entra no lugar de outros leitores na livraria e fica sem saber o que fazer no local, numa sequência de enganos e trapalhadas. Muito legal.
A proposta do autor é interessantíssima, leve e divertida. Alfer Medeiros, codinome de Alexandre J. F. Medeiros, é profissional de TI , pai de família e meu amigo, companheiro dos Clubes de Leitura que frequento. Além de Livraria Limítrofe já participou dos projetos UFO – Contos Não-Identificados, Fúria Lupina Brasil e Asgard – A saga dos nove reinos, Cursed City.
Livraria Limítrofe – O adeus é um desses livros para ler e reler, sempre descobrindo coisas novas. E, cá para nós, ao fechar o livro dá vontade de sair correndo e perambular pelas ruas da cidade. Quem sabe se em uma dessas quebradas a gente não se depare com uma porta em um lugar inusitado que nos leve a um mundo mágico, que só os livros sabem proporcionar?
Agora é aguardar pela continuação – Livraria Limítrofe – Angelina. E que venha logo.

2 comentários:

  1. tivemos uma esperiencia com treze minutos de sangue, poderia me dar uma ajuda com http://www.jjdesouza.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4485412

    ResponderExcluir
  2. Hola,
    Yo soy española, pero tengo la suerte de poder leer el portugués.
    No hay duda, la libreria limitrofe es un sueño hecho realidad para los amantes de los libros.
    Ha sido un inmenso placer leer este libro de Alfer Madeiros, de la misma manera que lo ha sido leer sus "Furias Lupinas" en otro estilo completamente distinto, pero igual calidad literaria.
    Alfer, seguimos a la espera de mas.

    ResponderExcluir