segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SteamCon 2013


A ficção científica tem proporcionado aos fãs do gênero excelentes oportunidades de imaginar – e até antecipar – o futuro da humanidade, em termos científicos e tecnológicos, com impacto social.  Na literatura, por exemplo, nomes como Júlio Verne, H. G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley, traduziram tão bem suas visões de futuro dentro dos limites da realidade em que viviam, que fizeram gerações e gerações sonharem com um mundo mais moderno por meio de suas obras.
 
Na década de 1980, a ficção científica ganhou subgêneros, com destaque para o Steampunk (do inglês steam = vapor), embora muitas obras publicadas nos anos de 1960 e 1970 já vislumbravam o termo. Steampunk trata de histórias ambientadas no passado, na era vitoriana (1837-1901), mas com tecnologias novas obtidas com os recursos da ciência disponíveis no século XIX, como aviões ou automóveis movidos a vapor.
E uma boa oportunidade de conhecer mais – e melhor – esse gênero, que tem despertado cada vez mais o interesse dos leitores, é o SteamCon 2013, evento de imersão cultural que acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP). A realização é do Conselho Steampunk – Loja São Paulo (http://sp.steampunk.com.br/).
A escolha de Paranapiacaba não foi por mero acaso. O local, uma vila ferroviária nos moldes do século XIX, teve seu patrimônio cultural, tecnológico e ambiental tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Portanto, o cenário ideal para unir todos os elementos que hoje compõem o Steampunk. Na programação, muita “cultura do vapor” por meio da literatura, cinema, música, dança, história, jogos, contação de histórias, atividades interativas e diversão.
A convenção é aberta a todos, mas para facilitar a “imersão” no universo Steampunk, a Loja São Paulo, em parceria com comerciantes e entidades locais, preparou pacotes de hospedagem e alimentação. Mais informações com Candido, pelo e-mail r.candido@steampunk.com.br ou acesse a página no Facebook https://www.facebook.com/events/171943469596531/
Confira aqui a programação completa do evento:
Sábado 26/01
 
10h às 12h – Check in.
(Concentração na Pousada Shamballah antes do almoço para caracterização / descanso / instruções gerais).
13h às 15h – Almoço.
15h15 às 16h – Palestra Gianpaolo Celli.
16h às 18h30 – Passeios e visitação com o AMA.
16h30 às 18h30 – Clube de leitura – A Máquina Diferencial com o grupo Traçando Livros.
18h30 às 19h30 – Palestra (aguardando confirmação).
19h30 às 21h – Jantar.
21h15 – Espetáculo de Ilusionismo – Isaac Ribeiro.
22h – Baile de Máscaras.
 
Domingo 27/01
 
8h às 10h – Café da manhã.
9h – Oficina – Dança tribal Steampunk (Tribal Fusion Steampunk) – Beth Damballah.
9h30 às 12h – Passeios e visitação com o AMA.
10h15 – Oficina – Videodança Steampunk – Mariah Voltaire.
12h às 14h – Almoço.
13h – Oficina – Customização de camisas – Lili Angelika.
*14h15– Oficina – Ilustrações com a temática Steampunk – Robson Reiz.
*15h45 – Oficina – A arte de defesa pessoal para damas e cavalheiros e noções de Bartitsu – Cândido Ruiz e Fernão Cordeiro.
17h – Palestra (aguardando confirmação).
18h Check out e Evento de Encerramento – Piquenique Vitoriano São Paulo.
18h15 – Palestra sobre Revivalismo com Rommel Werneck.
 
*Atividades que requerem inscrição até quinta-feira, dia 24/01.
 
Leitura de Tarot ao longo do evento (com a estética Steampunk) – tarólogo Marcelo Paschoalin.
 
Durante toda a convenção: LARP (ocorrerá simultâneo às atividades já determinadas), mesas-redondas sobre a temática Steampunk, batalha campal, sorteios, etc...
 
Atividades abertas ao público: palestras, clube de leitura, RPG, mesas-redondas, batalha campal, oficina de Bartitsu, show de ilusionismo, piquenique (apenas leve um alimento), sorteio de livros...
 
Atividades exclusivas para quem adquiriu um dos pacotes de imersão: oficinas (exceto Bartitsu), passeios e visitações, baile de máscaras, LARP, sorteios específicos, concurso de caracterização Steampunk.
 
Algumas atividades coincidem num mesmo horário para que o participante tenha opção de escolha.
 
**Prêmio para a melhor caracterização Steampunk durante o Baile de Máscaras - doado pela Belladonna Loja
 
 ***Programação sujeita a alterações até o último instante***.

Nenhum comentário:

Postar um comentário