terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dickens e seu conto de Natal

No final do ano passado, a L&PM Editores deu início à coleção Clássicos da Literatura em Quadrinhos, trazendo histórias que, adaptadas ao universo HQ, reúnem obras de valor mundial. E um dos títulos lançados foi Um conto de Natal, a conhecida história de Charles Dickens, o mais popular romancista inglês da era vitoriana, que comemora neste dia 7 seu bicentenário de nascimento.

De grande prestígio mundial, Charles Dickens teve uma infância pobre e sofrida, que acabou por influenciar sua obra, marcada pela temática da injustiça, do trabalho infantil, da pobreza e da reforma social. Não é à toa que seus livros se encaixam no chamado gênero romance social.

Um conto de Natal, uma de suas mais famosas histórias, e que ganhou inúmeras versões para o cinema, TV, teatro e quadrinhos, além de inspirar Walt Disney a criar o Tio Patinhas, foi sucesso de público e crítica por reabilitar as tradições natalinas então em declínio na época da sua criação, em 1843. O conto foi escrito às pressas, segundo consta, para pagar dívidas, e publicado em 1844.

A versão para HQ, da L&PM, tem 60 páginas, capa dura e formato 16 x 23 cm, resultando em um belo trabalho. A tradução é de Alexandre Boide, com adaptação e roteiro de Patrice Buendia, desenhos de Jean-Marc Stalner e cores de Caroline Romanet. Traz a história contada de uma forma dinâmica e ricamente ilustrada, além de um painel especial com estudo sobre o autor, menção aos seus primeiros textos e aos mais famosos, conceituação de Um conto de Natal e o contexto histórico sobre a data festiva ontem e hoje.

Quando foi criada, a história surgiu como uma canção de cinco estrofes, mostrando o personagem Ebenezer Scrooge, um homem rico, mas extremamente egoísta e mesquinho, que é visitado por quatro espíritos (seu sócio falecido e os espíritos dos Natais passado, presente e futuro) para que repense sua vida e se torne mais generoso. O conto é ambientado na fria Londres, às vésperas do dia 25 de dezembro, época em que as pessoas dão um tempo nos afazeres e procuram se confraternizar.

Charles Dickens criou ainda personagens que estão entre os mais famosos da literatura universal. Eles se encontram em obras como Oliver Twist, David Copperfield e Grandes Esperanças, entre outros. Todas com histórias inesquecíveis.

Um comentário:

  1. Oi Cecilia, li muito Dickens em inglês, na faculdade. Lá li Um Conto de Natal e O Príncipe e o Mendigo e mais outros livros de contos. Ambos lindíssimos. Em português eu li Oliver Twist e David Copperfield.
    adorei seu post, bju

    ResponderExcluir