sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Primeira compra do ano

Depois da mudança e avaliando a situação em que se encontram meus livros, guardados em uma caixa no canto próximo à janela do meu quarto, prometi a mim mesma, no início do ano, não comprar mais nenhum exemplar até que consiga uma estante decente para acomodá-los.

É, promessa é dívida, e essa terei de pagar essa. Eu até tentei me segurar, mas bastaram apenas alguns dias do Ano Novo, cinco para ser mais exata, para quebrar a promessa que fiz. Não resisti e acabei fazendo uma compra via internet tudo por causa de uma promoção da BestBolso, via Livraria da Travessa, que para comemorar os 80 anos do escritor italiano, Umberto Eco, colocou algumas de suas obras com preços pra lá de tentadores. Não deu outra, me perdi e acabei cedendo.

Os livros chegaram hoje e, se ainda tinha remorsos, eles acabaram quando me deparei com a joia que se mostrou à minha frente. Trata-se de um Box (edição de bolso) com três obras do escritor: A Ilha do Dia Anterior, Baudolino e O Pêndulo de Foucault. Coincidência ou não, todos livros que queria ler do autor e que figuram na minha lista de leituras há um bom tempo.

Agora é encaixá-los na minha programação de leituras, que não é lá muito rígida, porque vira e mexe eu alterno as posições e passo para frente o que estava no final e deixo para o final o que estava na frente. Mas espero fazer isso logo, aproveitando o encanto do momento e a proximidade dos recém-chegados livros

Pois é, já comecei o ano gastando. Vamos ver onde vou parar até o final de 2012.

4 comentários:

  1. Se quebrou a promessa para ler mais Humberto Eco, está tudo certo! É sempre uma grande leitura!

    www.cantodoslivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. CONFESSO que eu sempre quis ler muito Eco, de fato. Até hoje, só fiz uma leitura dele: "Quase a Mesma Coisa", em que ele compartilha as suas experiências de tradução. E essa leitura foi bem lenta, já que a fiz junto com a faculdade. Me falam MUITO bem do "Pêndulo de Foucault", especificamente, mas eu também ouço falar muito sobre a complexidade de ser ler Eco. Em "Quase a Mesma Coisa", foi tudo mais "didático", talvez pela própria proposta em mostrar as experiências dele com outros tradutores. De qualquer forma, eu até que me "segurei", o último que comprei foi uma coletânea da Jane Austen ilustrada...e foi mais para eu ter, já que li os seus seis romances principais haha (acho que cheguei a comentar aqui...senão não lembro! haha!)

    De qualquer forma, falando sobre clássicos...sim, eu vejo pouca coisa sobre eles, ainda que vejo alguns blogs fazendo parcerias com a Martin Claret, por exemplo, mas os títulos são todos "iguais" e tudo mais. Quero sempre abrir os horizontes dos meus clássicos, apesar de ler MUITO aqueles escritos por mulheres ou com mulheres como personagem principal. É uma tendência minha, porém não é regra e sempre tento quebrá-la ;D

    Sobre Jane Eyre e Emily Brontë...eu sou "suspeita". Li um romance de cada Brontë e até agora o que mais me encantou foi o injustiçado "Tenant of Wildfell Hall", da Anne Brontë. O considero superior à Jane Eyre da Charlotte e Morro dos Ventos Uivantes, da Emily. Enfim, Jane Eyre seguiria como o segundo preferido delas, sendo ainda melhor do que o Morro, SE no final eu não ficasse tão desapontada. Mas a leitura é MUITO válida e Jane Eyre e Mr. Rochester têm uma conexão linda, porém não tão doentia como Cathy e Heathcliff, da Emily. Eu recomendo mesmo a leitura de Jane Eyre! Acredito que não ficará desapontada e tem uma edição justamente da "Best Bolso" super em conta, 20 reais :)

    GRANDE BEIJO!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa promessa de não comprar mais livros já é bem velha. Por causa da crise, também prometi a mim mesma não comprar nada até ler tudo o que tenho guardado. mas é inútil! Como sucedeu consigo, alguns dias de pois do início do ano, lá fiz as minhas primeiras compras.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cecilia, esta é um tipo de promessa que eu me recuso a fazer, pois eu vou furar na certa, kkk
    Quanto ao Eco, tenho este livros, já li O pêndulo de Foucault e O Nome da Rosa. Este escritor é especial, na faculdade eu tive que estudá-lo como linguista, e me apaixonei.
    Boa leitura, bju

    ResponderExcluir