segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esses fantásticos livros voadores

Ainda às voltas com minha lista de leituras para 2012, acrescentando um livro, tirando outro, substituindo mais um, pois ainda não cheguei a uma definição e, pelo visto, persistirei no dilema, deparei-me com uma linda animação sobre livros. Recebia-a de um amigo, pelo facebook e, nem é preciso dizer, fiquei encantada.

Trata-se de um curta metragem, de 15 minutos, que concorre ao Oscar na categoria Curta de Animação. O título é The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, que traduzido para o português fica assim: “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”. Ele está rodando pela internet e, talvez, o leitor já tenha visto, mas acho que vale a pena falar dele aqui.

A animação, de acordo com a descrição do vídeo, é inspirada em acontecimentos como o furacão Katrina que passou por Nova Orleans em 2005, em Buster Keaton (ator e diretor de comédias mudas), no clássico Mágico de Oz e no amor pelos livros. A idéia é mostrar que um livro só ganha vida quando em contato com o leitor, quando ele é lido, e que a existência se renova a cada nova história que surge.

Para fazer o curta, o autor e ilustrador William Joyce e o co-diretor Brandon Oldenburgum utilizaram várias técnicas como miniautra, animação 2D e animação por computador. O resultado é mais que impressionante, é emocionante. Muito lindo, não tem como não se comover.

Confira o resultado abaixo ou, se preferir, acesse a página da animação: http://vimeo.com/35404908

3 comentários:

  1. é lindo mesmo...assisti trocentas vezes e em todas me emociono...sniifs!!

    lindoo!!

    ResponderExcluir
  2. Cecilia, será que eu estou presa nesta biblioteca. Acho que sim! Este é o meu mundo, aliás o nosso mundo.Muito lindo! Adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Cecilia..eu ja havia visto mas vale sempre a pena rever..bjs

    ResponderExcluir