quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Com Daytripper em mãos

Costumo dizer que Fábio Moon e Gabriel Bá, os gêmeos quadrinistas brasileiros, são fofíssimos. E são. Isto, porém, é pouco, pois além de fofíssimos, eles são simpáticos, acessíveis e extremamente talentosos. O trabalho deles extrapola as fronteiras do Brasil e já recebeu importantes premiações, como o recente Eisner – o Oscar dos quadrinhos –, na categoria Melhor Série Limitada, por Daytripper.

A graphic novel, que também recebeu os prêmios Harvey e Eagle, foi publicada primeiro nos Estados Unidos, como uma minissérie em dez edições, chegou ao mercado brasileiro recentemente, em um belíssimo encadernado da Panini. O trabalho – roteiro e desenhos – foi desenvolvido pelos gêmeos em seu estúdio, no bairro da Vila Madalena (SP), onde moram, e foi colorizado por Dave Stewart.

Depois de lançado na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram o lançamento do livro em São Paulo, na Saraiva do Shopping Ibirapuera. A noite era esperada e eu estava ansiosa por esse momento, até já adquirira a graphic novel para então receber o autógrafo dos irmãos. Mas, por um problema de saúde – nada de grave, embora o suficiente para me impedir de sair de casa – não pude comparecer ao lançamento. Uma pena.

Em tempos de internet, porém, isso não chega a ser um grande problema, uma vez que há bons blogs e sites que noticiam os fatos, a não ser pelo fato de não poder ver, mais uma vez, os quadrinistas de perto e ter o autógrafo deles no meu livro. Nada que em um próximo evento eu possa consertar. Contudo, uma excelente cobertura pode ser conferida no blog Os Quadrinhos, de Rubens Junior, com comentários e fotos sobre a noite. Veja aqui http://migre.me/5NXbb

Daytripper conta a história de Brás, brasileiro do sul do país, escritor e editor de obituário de um jornal. Destacando diferentes momentos da vida do personagem, que tenta ainda fugir da sombra do pai, o texto centra-se na busca de um caminho para a vida. Não pude deixar de relacionar a ideia da história com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, do qual os irmãos possivelmente devem ter se inspírado.

Estou ávida para começar a ler, mas como leio um livro por vez e agora estou me aventurando pelas páginas de Bonequinha de Luxo, de Truman Capote, sem falar que ainda há mais dois livros me esperando, talvez demore mais duas semanas para iniciar a leitura de Daytripper. Por enquanto fico só olhando, admirando e sonhando com sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário