segunda-feira, 13 de junho de 2011

No s@rau virtual

O conceito de “aldeia global” foi criado no final dos anos de 1960 pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan, a partir da ideia de que o progresso tecnológico reduziria todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, um local onde todos estariam integrados a tudo e a todos.

A televisão era, na época, o meio pelo qual a comunicação de massa se propagaria internacionalmente. E, de fato, durante muito tempo foi assim, mas ainda sem aquele alcance de “aldeia global” como pretendia Marshall. Isso só começou a se tornar realidade há pouco mais de dez anos, com o advento da Internet e o avanço tecnológico do celular, e, mais recentemente, com a popularização desses meios.

E foi exatamente nisso que pensei no início da noite do dia 11 último quando, em frente ao computador de casa, participei do I S@rau Literário via Twitter, uma iniciativa dos estudantes de Letras, Renan O. Pacheco (@renanop) e Daniele Freitas (@Daniele_SF), com o apoio da advogada e tuiteira Giselle Zamboni (@gisellezamboni).

A analogia não poderia ser diferente, afinal em pouco mais de duas horas, a hashtag (palavras-chave antecedidas pelo símbolo "#", que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter), no caso #letras365, reuniu mais de 140 tuiteiros, que postaram mais de 3.000 tuítes, sem contar os retuítes, e chegou a ficar nos Trending Topics ou TTs, aquela lista em tempo real dos assuntos mais postados no Twitter pelo mundo todo e que geralmente estão ligados às celebridades, à política ou outros temas de alcance geral.

A ideia era simples. Bastava entrar no twitter e postar criações literárias próprias, ou retuitar aquelas que estavam sendo postadas, sempre acompanhadas da #letras365. Logo, um turbilhão de tuítes foram sendo postados, entre eles as minhas modestas criações e retuítes, como

Noite. Eterna escuridão, que reflete a minha solidão. #letras365

Sentir só no silêncio com você é mais triste do que sentir a solidão do silêncio sem você. #letras365

entre outras. Realmente foi uma experiência única, diferente, em tempo real, num congraçamento de ideias e criações literárias de maneira que eu ainda não tinha visto – e participado.

O resultado dessa experiência será agora condessado em um e-book que os organizadores do Sarau estão preparando. Logo mais teremos informações mais completas e precisa, além de toda produção feita no S@rau disponível para compartilhamento.

É aguardar para ver. E que outros venham.

Um comentário:

  1. Ideia super interessante mesmo! Interatividade entre pessoas que também amam o que amamos é genial. E bem visionário, esse Marshall. A tendência é ficarmos cada vez unidos, mesmo completamente distantes. Enquanto uma grande catástrofe não acontecer, a nossa verdadeira união vai acontecer pelo computador. Como protestos no Facebook, abaixo-assinados pela internet, namoros "virtuais"...o que ao mesmo tempo nos afasta do convívio físico, nos aproxima do convívio intelectual/psicológico. Vamos continuar usufruindo do melhor que isso pode nos proporcionar! Quando sair o e-book, dê um toque para nós =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir