quinta-feira, 2 de junho de 2011

Domínio Público

Já perdi a conta de quantas vezes recebi um e-mail - desses sem fundamento que circulam pela internet e que a gente não sei por que acaba caindo – informando que o Portal Domínio Público ( http://www.dominiopublico.gov.br/ ) está prestes a acabar por falta de acessos.

O fato é que o Portal persiste na rede – e com acessos, desde 2004, quando foi lançado. O problema é que muita gente compra a informação, sem checar, e o circo está armado com a propagação da notícia, sobretudo via redes sociais.

O Portal Domínio Público é mantido pelo Governo Federal e se propõe compartilhar conhecimentos de forma isenta, colocando à disposição livros e outros tipos de obras grátis para baixar, muitos deles com seus direitos autorais vencidos ou cujos detentores dos direitos tenham deles aberto mão.

No menu Estatísticas é possível verificar as 50 “Obras mais acessadas” em cada tipo de mídia (som, imagem, texto e vídeo), além constatar os “Indicadores” que informam o quantitativo mensal do número de visitas, obras cadastradas e e-mails recebidos. Só para ter uma ideia, em janeiro deste ano, o Portal recebeu 424.320 visitas e 567 e-mails. Nada mau para quem está “ameaçado” pelos boatos de fechar há bom tempo.

O blog Livros e Afins, do Alessandro Martins, chegou a fazer um post ( http://livroseafins.com/download-baixar-livros-gratis/ ). sobre o assunto destacando o ranking das dez obras mais procuradas no Portal, entre elas A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Poemas de Fernando Pessoa, Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O Eu profundo e os outros Eus, também de Fernando Pessoa, o poeta, aliás, tem mais obras no ranking.

Considero o Portal uma excelente iniciativa, que permite o acesso, gratuito, a livros e outras obras de forma legal ou sem ferir os direitos autorais. Uma ideia que merece ser destacada e divulgada para que a população possa usufruir desse benefício ao alcance das nossas mãos.

* Este post faz parte da sexta blogagem coletiva proposta pelo blogueiro Alessandro Martins, por meio do seu blog Livros e Afins. Um pouco atrasada, eu sei, mas sem deixar de manifestar.

Um comentário:

  1. Oi, Cecília, gostei muito, mas muito mesmo, de seu blog. Vou incluir um link no meu Poesia Nômade (www.alexandremarino.com). Abraços, Alexandre.

    ResponderExcluir