quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apoio à Fundação Dorina Nowill

Venho “flertando” com a Fundação Dorina Nowill, instituição filantrópica voltada à ampla integração dos deficientes visuais à sociedade, há um bom tempo. Ciente do belo trabalho que realizam de assistência, inclusão e difusão para o Livro do Cego no Brasil, ocorreu-me o desejo de participar, como voluntária, da entidade, mas ainda sem saber, ao certo, como colaborar, tendo em vista o meu horário de trabalho.

No ano passado decidi arriscar e, em contato com a entidade, trabalhei como voluntária durante as eleições de 2010. A Fundação é um dos locais de votação e meu trabalho consistia em auxiliar os deficientes visuais que votariam naquela sessão.

Foi uma experiência breve, mas rica. Por não dispor de mais horas livres, venho atuando na parte de eventos ocasionais, mas o suficiente para conhecer e admirar ainda mais o trabalho desenvolvido pela instituição.

Fundada em 1946 por Dorina Nowill, a entidade era conhecida como “Fundação para o Livro do Cego no Brasil”, hoje chamada “Fundação Dorina Nowill para Cegos”. A instituição dedica-se à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros em Braille, falados e digitais. Estes materiais são distribuídos diretamente às pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

Além disso, a Fundação oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Em todos esses anos de atuação, a Fundação já atendeu mais de 17.000 pessoas nos serviços de clínica de visão subnormal, reabilitação e educação especial. Produziu mais de 1.600 obras em áudio e tornou acessíveis aproximadamente 900 títulos digitais.

Esta não é a primeira vez que falo da Fundação Dorina Nowill. Em dois posts anteriores já havia comentado o trabalho da instituição e de sua fundadora. Aqui:
http://leituraseobservacoes.blogspot.com/2011/04/ler-com-outros-olhos.html


Para conhecer mais o trabalho da Fundação Dorina Nowill acesse http://www.fundacaodorina.org.br/

Este post faz parte da blogagem coletiva em apoio à Fundação Dorina Nowill: por livros acessíveis aos cegos, promovida pelo blog Livros e Afins ( http://livroseafins.com/ ), do Alessandro Martins.

Um comentário:

  1. Oi, Cicinha, grande atitude, não tem nada melhor do que ajudar ao proximo! Com certeza, voce vai achar uma maneira.
    bjs, boa semana!!
    Cris

    ResponderExcluir