segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O santo da natureza

Nascido Giovanni di Pietro di Bernardone, Francisco de Assis abandonou uma vida de riqueza e conforto para se dedicar aos pobres e à natureza, aos quais dedicou inúmeros cânticos e poemas. Em 1979 foi proclamado, pelo papa João Paulo II o santo patrono dos ecologistas, por isto, neste dia 4 de outubro, dedicado ao santo e aos animais, deixo aqui um de seus escritos, para marcar a data, lembrando ainda do respeito que devemos ter para com os seres da natureza. Afinal, somos todos criaturas de Deus.

Cântico das criaturas

Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas.
Especialmente o senhor irmão Sol
Que clareia o dia
E com sua luz nos ilumina
E ele é belo e radiante,
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Lua e as Estrelas
Que no céu formastes claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor
Pelo irmão Vento.
Pelo ar, nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água
Que é muito útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jovial
E vigoroso e forte

Louvado sejas, meu Senhor
Por nossa irmã, a mãe Terra
Que nos sustenta e governa
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário