sexta-feira, 11 de junho de 2010

The doctor Jack

Já tive a oportunidade de comentar neste blog sobre a Terapia Mediada por Animais, técnica interventiva e/ou terapêutica em que se utiliza o animal – cão, gato, pássaro, cavalo – como auxiliar no tratamento de pacientes. Os efeitos desse método são comprovados por pesquisas que apontam a convivência entre seres humanos e animais como extremamente benéfica, reduzindo problemas cardíacos e promovendo uma melhor e mais rápida recuperação, além de proporcionar momentos de entretenimento e de alegria para pacientes e familiares.

Poís é. Ontem tive a grata surpresa de ver uma notícia na internet, em meio a tantas outras sobre copa do mundo, política, economia, violência, pedofilia, que remetia àquele trabalho e que foi um bálsamo reconfortante nesse turbilhão de matérias nem sempre animadoras. A Clínica Mayo, primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo, localizada nos Estados Unidos, vem utilizando a "cachorro-terapia" na reabilitação de pacientes.

O cão terapeuta trata-se de um pinscher, de nove anos, cor caramelo, pertencente a uma das funcionárias da clínica que, aos poucos, tornou-se parte integrante da equipe. Chamado de Dr. Jack, o cão faz de oito a dez "consultas" por dia, auxiliando e interagindo com pacientes em reabilitação, além de aliviar o estresse e a ansiedade ocasionados pelo ambiente hospitalar.

O sucesso do cãozinho é tanto que a direção da clínica lançou um livro infantil – Dr. Jack the Helping Dog –, contando as aventuras do Dr. Jack no centro médico. Escrito por Matt Dacy, o livro é ricamente ilustrado por Bob Morreale, ambos funcionários da clínica. Acima, a capa do livro. Lindo, não?
Infelizmente, a publicação é comercializada somente nos pontos de venda de cada campus da Clínica Mayo (Arizona, Flórida e Minnesota). Se estiver interessado no livro, entre em contato com a Clinic Mayo Stores (1-888-303-9354 ou mayoclinicstore@mayo.edu).

O trabalho do Dr. Jack é semelhante àquele realizado em muitos hospitais e entidades assistenciais pelo Brasil. Só para ficar em dois exemplos, no Hospital São Paulo, na capital paulista, Joe Spencer (o cão que citei no post de 22/02/2010 e que tive a felicidade de acompanhar), visita semanalmente a ala infantil e psiquiátrica da instituição. Mas há, ainda, o trabalho empreendido pela psicóloga e veterinária Hannelore Fuchs, introdutora da Terapia Mediada por Animais no Brasil, fundadora da Associação Brasileira de Zooterapia – Abrazoo e criadora do Projeto PetSmile, que promove visitas quinzenais ou mensais de animais (cães, gatos, coelhos, tartarugas, hamster e até peixinhos) e voluntários às instituições que trabalham com crianças ou portadoras de deficiências físicas e mentais.

A convivência entre homens e animais existe desde os primórdios da criação. Contudo, foram necessários anos de experiência e conhecimento para que a humanidade descobrisse o verdadeiro valor desses parceiros na terapia para tratamento de doenças físicas e da alma. Que os animais estejam presentes cada vez mais nas nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário