terça-feira, 29 de setembro de 2009

Por detrás da tela do computador


O que uma quase farmacêutica e uma jornalista podem ter em comum? Praticamente nada... ou muitas coisas. No caso de Roberta, quartanista de Farmácia e Bioquímica, e eu, uma veterana jornalista, a Literatura fez com que nossos caminhos se cruzassem, solidificando uma amizade que, embora “virtual”, já começa a extrapolar os limites da Internet.

Ela se define como uma quase farmacêutica com aspirações filosóficas, gosta de poesia e escreve porque é terapêutico. Já dizia Voltaire que “uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”.

Conheci Roberta, acredito, há uns dois anos, em uma comunidade sobre livros no Orkut. No fórum de discussões, havia um tópico sugerindo que o próximo a postar indicasse um livro ao membro acima. Como eu havia postado anteriormente, ela me sugeriu a leitura de A Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo, que conta a história de Simplício, um rapaz que sofre de uma dupla miopia: a física, que o impede de ver ou distinguir qualquer coisa a duas polegadas de distância dos seus olhos; e a moral, que o impede de entender ou distinguir as ideias alheias ou de ajustar suas próprias ideias. Tudo muda quando ele recebe de um estranho homem uma luneta com a qual passa a enxergar muito além das aparências, podendo observar a verdadeira essência das pessoas: o lado bom e ruim de cada uma delas.
O livro, inclusive, foi adaptado recentemente para quadrinhos, pela Panda Books. O roteiro é do jornalista Carlos Patati, com arte de Marcio de Castro.

Bom... tudo poderia ter ficado por aí se eu não desse a mínima e rejeitado a sugestão. Mas, para dar uma atenção e também de interesse pela obra, acabei lendo o livro. E mais, retornei ao Orkut, procurei o perfil de Roberta, me identifiquei na parte de recados e deixei as minhas impressões sobre a leitura. Ela ficou surpresa e iniciamos ali uma amizade virtual, adicionando os nossos perfis na lista de amigos e conversando vez por outra. O engraçado é que, apesar de morarmos na mesma cidade, dela frequentar uma faculdade que fica no bairro onde moro, como descobrimos depois, e de quase termos nos encontradoo pelo metrô (sempre ele), nunca chegamos a nos conhecer pessoalmente.

Mais tarde, perdi o contato com Roberta, coisas do Orkut. Só mais recentemente, também por causa da Literatura, voltamos a fazer contato. Ela me achou e me enviou um convite para participar de um site sobre livros. Depois disso, ela convidou-me para participar de um grupo de Arteterapia, com a psicóloga Fernanda Maria Bueno de Almeida, que tem como diferencial o trabalho de psicoterapia psicanalítica permeado pela formação em literatura e arte.

Outra vez, tudo poderia ter ficado por aí se eu, novamente, tivesse optado por não me envolver. Decidi conhecer o grupo e acabei indo na reunião de uma das turmas, e fiquei encantada com o que vi. Lemos e declamamos poesias, falamos sobre nossas impressões e aprendemos algo sobre o contexto e os autores. E por incrível que pareça, aquelas pequenas leituras tiveram o poder de repercutir no meu dia a dia, suavizando minha rotina e iluminando minha vida.

Eu e Roberta continuamos a nos “ver” apenas pela tela do computador. Por enquanto mantemos nossa amizade virtual, enviando uma a outra mensagens poéticas, convites culturais, apreciando cada uma o blog da outra e ainda falando sobre A Luneta Mágica. Uma hora a gente se esbarra por aí, afinal, São Paulo pode ser uma cidade grande, mas como costumam dizer, o mundo é bem pequeno. E pessoas com interesses comuns sempre acabam se cruzando.

4 comentários:

  1. ficarei na torcida para que enfim se encontrem pra aproveitar as várias coisas legais da vida! é muito legal conhecer pessoas que tem as mesmas afinidades e pela internet,orkut melhor ainda!parece coisa do destino né? e nós sabemos bem o que é isso né? e viva esses encontros!!

    ResponderExcluir
  2. marca um encontro logo! o que você está esperando? Relacionamentos virtuais, para mim, não têm a menor graça. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que lindo! Esse livro que você citou é incrível! E, realmente, pessoas com interesses comuns acabam sempre se esbarrando...
    Acho que é um dos motivos que me fez conhecer vc... Me identifico muito. E amo o que vc escreve...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cecília querida! Que surpresa me ver no seu post!! Fico mto feliz que nós tenhamos "retomado" nossa amizade virtual....mas depois de tantos encontros e desencontros espero que a literatura solidifique essa amizade agora no mundo real.
    E tudo por causa da "Luneta Magica", e bota mágica nisso! rsrs um livrinho velho que minha mãe leu na época de escola e me indicou... sabe que depois de tantos anos me deu vontade de lê-lo de novo? Está na minha lista . A vida de farmaceutica quartanista tem me deixado louca..mas nas horas de filósofa seu blog é leitura obrigatória heheh
    Parabéns

    Um grande beijo minha amiga!

    ResponderExcluir